segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

JUSTIFICATIVA

Os desafios habitacionais existentes no Brasil são enormes. O problema do déficit habitacional brasileiro é histórico e estatístico.

Para atender a um déficit habitacional urbano crescente tem surgido nos últimos anos os mais variados programas, principalmente de iniciativa pública. Segundo o Ministério das Cidades, 90% deste déficit do país (7,9 milhões) é composto pela demanda por moradia de famílias com renda até três salários mínimos.

Com projeções de crescimento populacional pelo menos nos próximos 50 anos, é importante que se definam mecanismos que atendam a camada da população menos favorecida e que também eliminem o déficit existente, principalmente em regiões mais pobres. Os avanços apresentados na tecnologia da construção vêm amenizando estes problemas, mas nas classes menos favorecidas o acesso ao lar vem se dificultando, transformando-se num grande hiato social.

Dessa forma, faz-se necessário então buscar alternativas capazes de viabilizar e possibilitar o atendimento a essa enorme demanda.

A partir da instituição desse importante instrumento, a ABECIP ratifica o compromisso de estar aberta a sugestões e opiniões sobre a necessidade de aperfeiçoamento do sistema de financiamento imobiliário, pois elas estimulam um ingrediente fundamental que é a inovação, que com certeza irá gerar avanços significativos para o setor.